Menongue- A Polícia Nacional da província do Cuando Cubango apresentou hoje, sexta-feira, nesta cidade, um grupo de supostos marginais que se dedicava a exploração de mineiros estratégicos (diamantes) no município de Mavinga.
Em declarações à imprensa, o porta-voz da delegação provincial do ministério Interior, superintendente-chefe Augusto Tomás, informou que a detenção é resultado da cooperação dos órgãos de polícia criminal e outras forças de defesa e segurança inserida numa micro-operação denominada “Exploração zero” na qual foi possível deter 13 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros com idades compreendidas entre 20 a 60 anos de idade.
Dos nacionais destaca-se a detenção de um soba responsável da realização dos rituais antes da exploração.
O superintendente-chefe adiantou que os supostos marginais efectuavam a exploração de minérios estratégicos (diamantes) nas localidades de Bangani, Capembe e Benda, que distam 70,72 e 73 quilómetros à leste da sede municipal de Mavinga, zonas conhecidas de exploração minérios.
Durante a operação foram aprendidas 77 pás, 30 peneiras,14 enxadas, 19 mangueiras, 15 moto-bombas, 15 tubos chupadores, 14 picaretas, 5 baldes, uma balança, para minerais, e quatro motorizadas.
O oficial da policia nacional apelou aos cidadãos a absterem-se da prática de crimes contra o ambiente e outros ilícitos conexos e a cultivarem a prática de denuncia dos infractores. FF/PA