Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Plano de promoção da Cultura apreciado pela Comissão do Conselho de Ministros

     Sociedade              
  • Luanda • Quarta, 29 Janeiro de 2025 | 15h51
1º Reunião Ordinária da Comissão para Politica Social do Conselho de Ministros
1º Reunião Ordinária da Comissão para Politica Social do Conselho de Ministros
Gaspar dos Santos-ANGOP

Luanda – A Comissão para Política Social do Conselho de Ministros apreciou, nesta quarta-feira, em Luanda, o projecto de Decreto Presidencial que aprova o Plano de Apoio e Promoção da Cultura (PLANACULT).

O documento, apreciado na primeira sessão ordinária, sob orientação da ministra de Estado para Área Social, Maria do Rosário Bragança, tem como objectivo geral apoiar e promover a cultura.

Conforme o comunicado final da reunião, o instrumento insere-se no processo de unidade nacional da preservação da sua diversidade e do desenvolvimento económico e social.

Deste modo, acrescenta, o acesso das pessoas ao conhecimento do acervo patrimonial material e imaterial, bem como às indústrias culturais e criativas viabiliza o bem-estar social e o progresso económico, no contexto do desenvolvimento sustentado do país.

A comissão apreciou também o projecto de Decreto Presidencial que aprova a Política Nacional do Livro Escolar (PNLE), instrumento de natureza jurídico-normativo e didáctico-pedagógico que visa regular o seu processo de elaboração, edição, avaliação e certificação, produção gráfica, distribuição, vigência, utilização, reutilização e preservação.

O mesmo visa ainda responsabilizar as instituições e actores envolvidos na implementação, nos vários níveis de intervenção educativa.

A política do livro aplica-se aos livros escolares e demais matérias curriculares produzidos para os níveis de educação pré-escolar, ensino primário e secundário dos subsistemas do ensino geral, técnico-profissional, formação de professores e da educação de adultos.

Estes livros serão de utilização obrigatória em todas as instituições de educação.

A comissão apreciou ainda o relatório síntese da Avaliação Nacional das Aprendizagens (ANA 2024), cujos resultados fornecem informações sobre o panorama da aprendizagem dos alunos nos níveis de ensino.

Os resultados vão servir de base para a elaboração de estratégias com evidências que promovam o avanço da qualidade da educação em Angola.

O desenvolvimento da Avaliação Nacional das Aprendizagens insere-se no trabalho do sector da Educação,  que visa implementar políticas voltadas à melhoria da qualidade e garantia do direito à educação.

Reforça o compromisso do país com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que passa por assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover, para todos, oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. SJ/OHA





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Morreu o antigo futebolista Napoleão Brandão

 Sexta, 07 Fevereiro de 2025 | 19h08

Polónia deporta migrantes que violam leis do país

 Sexta, 07 Fevereiro de 2025 | 19h07

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+