Saurimo – O Plano emergencial para acuatelar as consequências das chuvas na província da Lunda-Sul, apreciado quarta-feira, em Saurimo, pela Comissão Provincial de Proteção Civil, está avaliado em 28,3 mil milhões de kwanzas.
A informação foi prestada pelo segundo comandante provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) na Lunda-Sul, Santos André, sublinhando que o plano prevê assegurar as condições de organização, orientação e uniformização das acções necessárias ao atendimento de emergência.
Fez saber que a prioridade, no quadro da proteção, caso os valores propostos sejam aprovados e disponibilizados, será apoiar um total de mil e 45 famílias, num universo de 1.969 pessoas, que vivem em zonas de risco.
Na última época chuvosa, as autoridades registaram 185 inundações, destruição parcial de 1.262 residências, afectando igual número de famílias, num universo de 1.242 pessoas, que receberam apoios da Comissão.
As chuvas provocaram a morte de sete pessoas e ferimentos a outras cinco.
A Comissão Provincial de Proteção Civil, coordenada pelo governador local, é um órgão especializado de assessoria técnica e de coordenação operacional da actividade dos organismos de proteção civil.
A Comissão tem como tarefas aprovar planos de contingência e resposta a desastres, assistência médica, campanhas de sensibilização, apoio aos sinistrados.JW/HD