Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Plano de Emergência gera dois mil postos de trabalho no Huambo

     Sociedade              
  • Huambo • Sexta, 17 Janeiro de 2025 | 18h37
1 / 2
Trabalhos de requalificação da cidade do Huambo
Trabalhos de requalificação da cidade do Huambo
Júlio Vilinga-ANGOP

Huambo – Dois mil postos de trabalho temporário foram gerados, desde Dezembro de 2024, com a execução de 25 projectos de empreitadas, inseridas no Plano de Emergência que abrange as sedes municipais do Bailundo, Caála e Huambo.

Trata-se da recuperação e requalificação dos edifícios, no âmbito do programa “Huambo cimento e tinta”, tapa buracos, expansão da rede de iluminação pública, terraplenagem das principais ruas dos bairros periféricos e melhoria dos espaços verdes.

As empreitadas estão avaliadas em mais de cinco mil milhões de Kwanzas, financiados pelos Recursos Ordinários Tesouro (ROT) cujas obras tiveram início a 5 de Dezembro de 2024.

A informação foi prestada, esta sexta-feira, à ANGOP, pelo vice-governador para os serviços Técnicos e Infra-estruturas da província do Huambo, Elmano Francisco, salientando que o programa contempla, numa primeira fase, as cidades do Huambo e da Caála, assim como a vila municipal do Bailundo, que perfazem 65 por cento da população total desta região do país.

Disse que na cidade do Huambo, em particular, a iniciativa do Governo da província tem incidência na requalificação de 11 espaços verdes com movimentação permanente de pessoas, dos 73 controlados, melhoramento do aspecto visual dos edifícios e da rede de iluminação pública.

Assinalou que este trabalho está a devolver a imagem e dignidade da cidade do Huambo.

Elmano Francisco disse que estão a ser intervencionados os jardins do aeroporto Albano Machado, da avenida João Paulo II, o espaço verde junto ao cemitério municipal, da praça Doutor António Agostinho Neto, do largo 1º de Maio (jardim da Cultura), do calçadão e do bairro Académico.      

Explicou que no quadro do melhoramento da qualidade de vida da população da cidade do Huambo, o programa contempla a melhoria da plástica urbana, com o saneamento básico a ter uma nova dinâmica, que está a permitir recolher, actualmente, 400 metros cúbicos de lixo/dia, contra os anteriores 200.

Quanto ao programa “Huambo cimento e tinta” disse estar em a recuperação do visual dos edifícios da avenida 21º Aniversário da Independência (ex-5 de Outubro), das direcções provinciais, do gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística, da delegação das Fianças, da Telecom, entre outros.

O responsável destacou, igualmente, a realização de trabalhos de microdrenagem e desassoreamento nas principais zonas da cidade e arredores.

Sem precisar o grau de execução física, o vice-governador disse haver uma atenção especial ao processo de tapa-buracos que vai incidir numa área de 800 metros quadrados, por via de cortes em zonas críticas nos três municípios.

Disse que o processo de terraplenagem das ruas de acesso aos bairros, numa extensão de 45 quilómetros, terá início logo que cessem as chuvas, para tornar a circulação mais segura e fluida.

No domínio da iluminação pública, fez saber que o programa inclui intervenção de 150 quilómetros da rede de iluminação pública nos três municípios, com realce para a linha Huambo/Caála nos dois sentidos.

As empreitadas dos municípios do Bailundo, Caála e do Huambo estão a ser executadas por 50 empresas, entre executoras e fiscalizadoras, na sua maioria, nacionais.

A província do Huambo tem uma população estimada em dois milhões, 830 mil 415 habitantes, distribuídos pelos municípios do Alto Hama, Bailundo, Bimbe, Caála, Cuima, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chilata, Chinjenje, Ecunha, Galanga, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo, Sambo e Ucuma. JSV/ALH





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Comuna da Chila ascende a município

 Quarta, 12 Fevereiro de 2025 | 19h19

Força Aérea Nacional necessita de renovação 

 Quarta, 12 Fevereiro de 2025 | 19h12

Governador reitera contínuo apoio à igreja Metodista

 Quarta, 12 Fevereiro de 2025 | 19h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+