PIIM regista aumento na disponibilidade financeira acima de KZ mil milhões

     Sociedade              
  • Huambo • Quinta, 12 Agosto de 2021 | 18h36

Huambo – A carteira de financiamento dos projectos inscritos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na província do Huambo, registou, nos últimos 30 dias, um aumento acima dos mil milhões de Kwanzas, soube a Angop.

Antes disso, a carteira financeira para a execução do PIIM no Huambo estava avaliada em 52 mil milhões, 179 milhões, 745 mil e 111 Kwanzas para a execução de 305 acções inscritas, estava cifrada em mais de 21 mil milhões.

Desta feita, o remanescente passou para 23 mil milhões, 276 milhões, 885 mil e 807 Kwanzas, distribuídos em 17 mil  milhões, 707 milhões, 630 mil e 922 para os projectos de nível central e cinco mil milhões, 568 milhões, 885 mil e 296 para os da competência do Governo local e das administrações municipais.

A informação foi avançada hoje, quinta-feira, à Angop, pelo director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatísticas desta província, Bernardo Elavoco, que considerou positivo o aumento verificado na disponibilização de recursos financeiros, por permitir a continuação da execução dos projectos inscritos.

Bernardo Elavoco fez saber que das 306 acções inscritas no PIIM, 259 foram aprovadas pela Direcção Nacional de Investimentos Públicos e estão em execução nos 11 municípios da província, permitindo a criação de mil e 865 postos de trabalhos directos, enquanto as demais 47 estão em fase de procedimentos contratuais para posterior aprovação.

Em termos de sector, disse que a nível da educação estão previstas a construção, em toda extensão da província, de 35 escolas de sete salas de aula, 11 de 12 salas e uma de 15, que vão se juntar às actuais mil e 228 infra-estruturas escolares, com foco na melhoria das condições de comodidade da população estudantil e facilitar a inserção de crianças que ainda se encontram fora do sistema de ensino/aprendizagem.

Disse estarem ainda previstas a reabilitação de escolas comunitárias, perfazendo um total de 69 acções para o sector da educação, das 306 inscritas a nível da província.

Quanto ao sector da saúde, lembrou estarem previstas a construção de quatro centros médicos, 16 postos de saúde, a requalificação de seis unidades sanitárias, a construção de uma repartição de saúde e acções de apetrechamento, perfazendo um total de 33 projectos.

Na vertente da energia eléctrica, avançou que o PIIM tem inscrito oito projectos de requalificação da rede de electricidade, a aquisição de vários grupos de geradores, a construção de sete captações de água e 32 manivelas.

Já no domínio das infra-estruturas do ordenamento do território, o responsável referiu que o programa contempla a asfaltagem de 12 quilómetros de estradas, a reciclagem de outros 15 e a terraplanagem de 182 quilómetros, além da construção de seis pontes.

Bernardo Elavoco disse terem já sido colocadas à disposição da população, depois de merecerem obras de reabilitação, várias infra-estruturas sociais, em que se destacam uma escola de 24 salas de aula no município do Bailundo, dois quilómetros de estradas asfaltadas e sinalizadas na cidade da Caála, um centro de saúde e dois postos médicos no município do Huambo.

O responsável informou que várias infra-estruturas sociais e económicas, construídas com fundos do PIIM, deverão ser colocadas à disposição da população no quadro das comemorações do Dia do Herói Nacional e primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, a assinalar-se a 17 de Setembro.

Criado para abranger os 164 municípios do país, o PIIM tem um orçamento total de Usd dois mil milhões, provenientes do Fundo Soberano de Angola, para a execução de várias acções nos sectores da saúde, educação, construção e obras públicas, infra-estruturas administrativas, estradas, energia e águas, segurança e ordem pública, urbanismo e saneamento básico.

O PIIM privilegia, no plano operacional e a curto prazo, um conjunto de iniciativas viradas para a implementação das políticas plasmadas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022), articulado com o Plano Nacional Estratégico da Administração do Território (PLANEAT 2015-2025).



Tags


Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+