Dundo – O município do Chitato, capital da província da Lunda Norte, ganhou hoje, quinta-feira, um novo edifício para o funcionamento do comando municipal da Policia Nacional, construído no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), visando a melhoria das condições de trabalho.
Inaugurado pelo governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, o novo comando municipal da Polícia Nacional foi construído em dois anos, no bairro Satxindongo, numa área de 423.76 metros quadrados, e custou 389 milhões, 980 mil, 750 kwanzas.
O edifício comporta um piquete, sala de operações, de espera, gabinetes do Serviço de Investigação Criminal (SIC), de segurança pública e trânsito, registo de informação, de comunicação e imagem, logística e transporte, depósito, refeitório, duas celas, dois dormitórios, cozinha, entre outros compartimentos.
O projecto contempla igualmente, uma residência do tipo T3 para o comandante municipal.
Esta é a segunda obra do PIIM inaugurada no município do Chitato, que inscreveu para além de três esquadras, programas de saneamento básico, a construção de quatro escolas de 12 e sete salas de aulas, residências do tipo T3.
Na ocasião, o comandante provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte, Alfredo Quintino “Nilo”, disse que o novo edifício da corporação no Chitato, vai proporcionar comodidade aos agentes e melhorar a execução da “árdua e nobre missão” da segurança pública.
Defendeu que projectos do género sejam abrangentes para os demais municípios, de modo a conferir dignidade na gestão administrativa e operativa, com vista ao estabelecimento da estrutura operacional, alinhada ao princípio da actuação policial.
Por seu turno, o governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, anunciou que nos próximos dias, o município de Chitato ganha mais uma esquadra policial no bairro Caita, em construção no âmbito do PIIM e com as mesmas características.
Disse que será também inaugurada, depois das eleições, o comando municipal do Lubalo, acrescentando que no próximo mandato, o governo provincial continuará, caso o PIIM tenha continuidade, a construir infra-estruturas policiais, para conferir melhores condições de trabalho aos agentes da Polícia Nacional.