Ramiros - Dez mil crianças que se encontravam fora do sistema de ensino, no município de Belas, em Luanda, estão inseridas em escolas públicas, no presente ano lectivo 2022/2023, fruto da construção e/ou ampliação de 14 unidades de ensino no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM)..
Em declarações à ANGOP, o administrador de Belas, Miguel de Almeida, referiu que esses números foram alcançados face a carteira de projectos do PIIM a nível do município, que engloba sete escolas construídas de raíz e igual número de reabilitadas e ampliadas, dos quais dois Institutos Politécnicos de Gestão e Administração Pública.
Para a próxima carteira de projectos de investimento público 2023, Miguel de Almeida avançou que se prevê a construção e ampliação de mais salas de aulas, com particular atenção para as zonas suburbanas, onde até ao momento não existem.
“Os resultados do PIIM falam por si, esperamos que as comunidades contempladas possam cuidar deste património que é de todos nós”, sublinhou.
No âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), Belas beneficiou de 20 projectos sociais, sendo 14 escolas, quatro centros de saúde e asfaltagem de 13 quilómetros de estrada, num investimento de cerca de 12 mil milhões de Kwanzas.
O município conta agora com 37 infra-estruturas públicas do ensino geral, para 74 mil alunos.