Luanda- O governo prevê a criação de 28 mil postos de trabalho com a entrada em funcionamento das infra-estruturas construídas no país no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), disse, terça-feira, em Luanda, a secretária de Estado da Administração do Território, Laurinda Cardoso.
Em entrevista à Televisão Pública de Angola, a responsável frisou que o índice de empregabilidade poderá subir com o enquadramento de professores, pessoal de saúde, técnicos administrativos e de serviços gerais em várias instituições que estão a ser construídas e reabilitadas no país.
O PIIM tem um total de 1.749 projectos agregados, dos quais mil e quinhentos validados, 85 concluídos e 55 estão em fase de conclusão ao nível do país. Destes projectos 1.400 têm as contas pagas.
O valor total do PIIM é de dois mil milhões de dólares, provenientes do Fundo Soberano. Este plano congrega necessidades e iniciativas dos municípios ajustadas às prioridades locais e aos anseios da população.
A também coordenadora do grupo técnico do PIIM ressaltou que a Covid-19 criou constrangimentos na execução das obras, apontando o final de 2022 como o prazo para a conclusão de 90 por cento das obras.
Laurinda Cardoso referiu que em oito províncias existem projectos para a construção de infra-estruturas administrativas autárquicas, enquanto noutras se vão reabilitar as instalações das administrações.
Cerca de 94 por cento estão a cargo dos órgãos da administração local do Estado (governos provinciais e administrações municipais) e seis por cento a cargo dos departamentos ministeriais.
Lançado em Junho de 2019, numa iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, o PIIM tem como objectivo materializar acções de Investimento Públicos (PIP), de Despesas de Apoio ao Desenvolvimento e de Actividades Básicas.
Este Plano visa aumentar a autonomia dos 164 municípios do país no âmbito da política de desconcentração e descentralização das competências administrativas e, deste modo, aumentar a qualidade de vida da população em todo o território nacional.