Malanje- Cento e 66 novas salas de aula foram construídas até ao momento em Malanje, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), permitindo a inserção de 14 mil e 940 novos alunos no sistema normal de ensino.
A informação foi avançada quinta-feira (29), pelo governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, ressaltando que as salas são resultantes de 19 novas escolas, dum total de 45 inscritas no referido plano.
No domínio da saúde, o PIIM permitiu a construção de 14 unidades sanitárias e a aquisição de três ambulâncias, segundo o governante, que perspectivou para este ano o aumento do número de camas nos hospitais, para mais 262, bem como a admissão de 409 funcionários, entre médicos, enfermeiros e auxiliares.
Ainda neste domínio, Marcos Nhunga anunciou a adopção de uma nova medida de aquisição de medicamentos, com vista a reforçar a assistência medicamentosa dos pacientes nas unidades de saúde, bem como o combate aos chamados esquemas no atendimento aos pacientes e privilégios aos laboratórios privados de análises clínicas.
“Devemos acabar com os esquemas montados para indicar laboratórios privados, a fim de tirarem dividendos. Os nossos hospitais devem responder às necessidades de quem procura pelos seus serviços”, destacou.
Quanto ao sector da energia, o governador deu a conhecer que a província conta, actualmente, com uma potência de 108 megawatts, 52 dos quais disponibilizados para o município de Malanje, 32 para Cacuso e 4 para Calandula, numa altura que estão em fase conclusiva os trabalhos de electrificação de Cangandala.
Disse que o Executivo vai continuar a estudar soluções para a electrificação dos restantes 10 municípios, através de energia hidroeléctrica e solar.
Já no capítulo das águas, Marcos Nhunga destacou o reforço do abastecimento à cidade de Malanje com mais 720 metros cúbicos/hora, com a entrada em funcionamento da estação de captação do Quissol, embora ainda em fase experimental.
Pelo interior da província, sublinhou estarem em construção os sistemas de água dos municípios do Quela e Marimba, ao passo que o de Cangandala já está concluído, estando em fase de ensaios.
Relativamente às estradas, Marcos Nhunga anunciou a asfaltagem dos troços que ligam as sedes municipais, nomeadamente Kiwaba Nzoji/Cahombo, Cunda-dya-Baze/-Marimba/Quela e Luquembo/Quirima, tendo, entretanto, manifestado a sua satisfação com a reabilitação da Estrada Nacional 230 (Malanje/Rio Lui), subdividido em dois lotes, cuja execução física está na ordem dos 56 e 27 por cento, respectivamente.