Menongue - O coordenador do Grupo de Acompanhamento do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) no Cuando Cubango assegurou, terça-feira, a colocação, ao longo deste ano, de duas pontes para a facilitar a ligação com os municípios de Mavinga, Calai e Cuangar.
Uma ponte será construída sobre o rio Longa, com uma extensão de 100 metros de largura, e a outra na localidade de Palei-Palei, num investimento do governo central, no âmbito do PIIM, para evitar o isolamento de Nankova.
Para o efeito, uma equipa técnica do Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território trabalhou, recentemente, no município do Nankova para o levantamento técnico.
Em declarações à imprensa, no âmbito da sua visita ao Cuando Cubango para se inteirar da execução do PIIM, o secretário de Estado do Interior, José Bamukina Zau, disse que esta garantia é do ministério de tutela, no âmbito da implementação de 22 acções de nível central, para permitir a circulação de pessoas e bens na zona leste.
O Cuando Cubango tem já consolidado 38 projectos e 34 com sinais de desembolso financeiro. No total são 266 projectos que serão executados de forma faseada e estão avaliados em cerca de 32,6 mil milhões de Kwanzas.
Para o responsável, depois do trabalho de redimensionamento feito nos projectos pelos grupos técnicos locais, o PIIM do Cuando Cubango está melhor elaborado e capaz de resolver as preocupações das populações locais.
Na terça-feira, depois da apresentação do PIIM, pelo governador do Cuando Cubango em exercício, Afonso de Antas Miguel, o coordenador visitou as obras em Menongue, concretamente no aeroporto, barragem Kambumbe, expansão do sistema de distribuição de água potável nos 12 bairros e iluminação pública, do Estádio Municipal de Menongue, entre outros.
Esta quarta-feira, a delegação do coordenador e membros do governo local trabalham nas comunas do Jamba Cueio e do Missombo, onde existem, igualmente, obras do PIIM em curso. O término dos trabalhos de coordenador está previsto para amanhã quinta-feira.