Cuito – A província do Bié tem apenas 14 projectos por concluir do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), dos 226 aprovados para esta região centro/sul do país.
A informação foi avançada, esta quarta-feira, pela vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico do Bié, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo, no final da VII reunião ordinária do Governo da província, orientada pela governadora provincial, Celeste Adolfo.
Entre as empreitadas por acabar destaca-se as obras do Hospital Provincial do Bié, Centro Materno Infantil de Catabola, centro de saúde de 130 camas na Chiúca, escola de 12 salas do Sachinemuna, entre outras de âmbito central.
Quatro municípios já têm o PIIM concluído a 100 por cento, nomeadamente Nharea, Andulo, Cunhinga e Cuito.
O PIIM nesta região gerou mais de três mil postos de empregos directos e indirectos.
No sector da saúde foram erguidas unidades sanitárias, na educação entraram em funcionamento várias novas escolas, que permitiram acomodar mais de 16 mil alunos.
O PIIM permitiu ainda a construção de pontes, asfaltagem de estradas, terraplanagem de estradas terciárias, que estão a contribuir na melhoria da qualidade de vida das populações.
São ainda ganhos do PIIM a construção do Comando da Polícia Nacional de Camacupa, reabilitação do Seminário Menor do Cuito, Administração Autárquica do Chitembo, Centro de Produção da Televisão Pública de Angola, da Academia de Artes Walter Cambodja no Cuito, requalificação do Cemitério Memorial do Cuito, a Embala Ecovongo e outros.
Durante a reunião abordou-se igualmente os preparativos da V edição da Feira da Batata e do Milho, a decorrer de 21 a 24 de Agosto. O lançamento do evento será feito no dia 30 do presente mês.
A vice-governadora disse pretender-se superar a edição passada, que contou com a participação de mais de 300 expositores e um volume de negócios acima de 200 milhões de kwanzas.
A reunião analisou também o ponto de situação do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), referente ao I semestre, cuja execução foi na ordem de 46 por cento.
Nesta conformidade, fez saber que foi recomendada a necessidade de se concluir com a execução do orçamento cabimentado para o período em análise, nos eixos da agricultura, no que concerne a preparação da época agrícola 2024/2025.
Igualmente com as acções ligadas à cidadania, apoio às pessoas vulneráveis, água e saneamentos, manutenção dos dutos de água e também os sistemas com painéis solares, terraplenagem e a recuperação de pontes e pontecos.
Foi também analisado o relatório de segurança pública da província referente ao mês de Julho, para além de balancear o grau de cumprimento das recomendações saídas na última reunião.
Antes do início dos trabalhos, a governadora procedeu ao empossamento dos quadros recentemente nomeados para o seu Gabinete.
Trata-se de Félix Afonso, director do Gabinete, Conceição Cristina João, directora adjunta, e Amélia dos Santos Fortunato, secretária do Gabinete.
Além desses, empossou como consultores do seu gabinete Domingos Niltom Capama, para os Assuntos Autárquicos, Maria Albertina Moura, para os assuntos ambientais, José Fernando Tchatuvela, para os Assuntos Técnicos e Infra-estruturas, e Juvenal Teixeira Girão, para os Assuntos Económicos. VKY/PLB