Saurimo – Um bilião, 344 milhões de kwanzas foram consumidos na implementação de 156 acções do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDCP) na província da Lunda Sul, durante o ano 2022, tendo beneficiado 19 mil 608 pessoas em situação de vulnerabilidade.
A informação foi avançada hoje, quinta-feira, pelo director do Gabinete de Estatística e Planeamento do Governo da Lunda Sul, Belarmino Sandungo, durante o encontro de trabalho de monitoria e avaliação da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Sublinhou que cada município beneficiou de 336 milhões de kwanzas, tendo o Cacolo 47 acções, Dala 29, Saurimo 44 e Muconda 36.
Relativamente às famílias, adiantou que 14 mil 568 agregados beneficiaram de bens alimentares e não alimentares.
Quanto à integração de cidadãos em actividades geradoras de rendimento, frisou que o objectivo era atingir mil 76 pessoas, destas apenas 800 receberam formação e de igual modo beneficiaram de kits profissionais.
Na mesma senda, 526 ex-militares foram reintegrados em diversas actividades como agropecuária, pesca, avicultura, moto táxi, carpintaria, electricidade e alvenaria, assim como receberam kits profissionais.
Já no capítulo do empoderamento da mulher, o responsável fez saber que o programa apoiou mil 313 pessoas, em matérias de educação financeira e com a entrega de kits profissionais nas áreas do agronegócio, cabeleireiro, culinária, avicultura, pastelaria e corte e costura.
No tocante à merenda escolar, Belarmino Sandungo informou que a estimativa era de atender 59.906 alunos de 169 escolas primárias, mas apenas 36.219 petizes de 73 estabelecimentos escolares foram beneficiados. MG/JW/ART