Namacunde – Trinta e um mil litros de combustível foram apreendidos, nos últimos quatro meses, na zona fronteiriça entre a província angolana do Cunene e a Namíbia, no âmbito do combate ao contrabando de derivados do petróleo.
A informação foi prestada esta quinta-feira à ANGOP, em Ondjiva, pelo porta-voz da Polícia de Guarda Fronteira (PGF), intendente Lino Epalanga, realçando que a maior parte do combustível apreendido consiste em gasolina acondicionada em bidões de 25 a 200 litros.
Fez saber que os contrabandistas utilizam caminhos fiotes para atingir o outro lado da Namíbia, onde chegam a vender o litro de gasolina a 30 dólares namibianos, equivalentes a mil e 200 kwanzas.
Durante a operação foram detidos sete mil 339 supostos contrabandistas e sete viaturas namibianas associadas ao contrabando de combustível, indicou.
Acrescentou que foram igualmente registados 532 casos de violação da fronteira, com a apreensão de elevadas quantidades de produtos diversos.
Entre os produtos apreendidos figuram 149 grades de cerveja, 68 sacos de fuba de milho, 50 de açúcar mascavo, 88 caixas de whisky e 30 de óleo vegetal.
A operação “Efimbo” e “Olupale” contou com o envolvimento de 377 efectivos da Polícia de Guarda Fronteira.
Neste momento, as forças de segurança estão envolvidas nas acções de fiscalização na fronteira comum, para prevenir o tráfico de mercadorias e os crimes transfronteiriços, além do contrabando de combustível, explicou o porta-voz.
A província do Cunene partilha 460 quilômetros de fronteira com a República da Namíbia, destes 340 terrestres e 120 fluviais.PEM/LHE/IZ