Moçâmedes - A directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Sandra Somene, apelou hoje (sexta-feira), em Moçâmedes, a necessidade do reforço do compromisso com a criação de políticas públicas que garantam o bem-estar dos idosos.
A responsável falava no acto que marcou o Dia Nacional da Pessoa idosa, que hoje se assinala em todo o pais, com a realização de actividades culturais, entre outras.
Igualmente, apontou a necessidade de proporcioná-los condições de vida digna, para que possam continuar a ser activos nas suas comunidades como conselheiros, líderes espirituais, educadores e membros valiosos da nossa sociedade.
Sandra Somene considera a pessoa idosa “memória viva” de Angola, onde se pode encontrar grandes valores da história, desde a luta da independência, valores cultutais e outros que ajudam no desenvolvimento da província.
Disse que a pessoa idosa é detentora de uma sabedoria que transcende o tempo, que nos ensina a persistir nas adversidades, a valorizar a paz, a fraternidade e o respeito mútuo.
Além de ser um marco de reconhecimento e respeito, enfatizou, a data reflecte a importância que se atribui a dignidade, ao bem estar e ao papel fundamental que essa franja desempenha na sociedade. FA/SEC