Ndalatando - Pessoas com deficiências físicas no Cuanza-Norte clamam por melhor inclusão no mercado de trabalho, assistência social e médica.
O facto foi manifestado por algumas pessoas com deficiências físicas entrevistadas hoje, terça-feira, pela à ANGOP, a propósito do 03 de Dezembro – Dia Internacional de Pessoas com Deficiências.
Jerónimo Manuel Sebastião, associado da cooperativa de artes e ofícios “Marien Nguabi”, apontou o acesso ao emprego, educação e ensino, saúde, bem como aos transportes entre as principais dificuldades que ainda preocupam as pessoas com deficiência na província.
Solicitou a implementação de mais projectos de inclusão social, que permitam que pessoas com deficiências físicas vivam com maior dignidade e independência.
Simão Manuel, também com deficiente física, afecto à mesma cooperativa, denunciou que alguns cidadãos nestas condições têm sofrido maus tratos por parte de funcionários de algumas instituições, onde se dirigem em busca de apoio.
Simão Manuel sugeriu a estipulação de um subsídio para as pessoas com deficiência, a fim de permitir que vivam com dignidade e independência.
Já António Domingos apontou as dificuldades no acesso à assistência alimentar, material de construção como outras das preocupações das pessoas com deficiência.
Por sua vez, a deficiente e estudante universitária, Maria Madalena Domingos, disse que constam, ainda, entre as dificuldades enfrentadas a falta de transportes inclusivos, casas de banho públicas adaptadas e rampas de acesso aos edifícios públicos e pedonais para travessia.
Acrescentou que muitas pessoas com deficiência estão agastadas com os muitos constrangimentos causados pela falta de equipamentos adaptados às suas necessidades.
Apelou ao Governo no sentido de trabalhar para criar melhores condições sociais e profissionais, além de saúde e lazer, para pessoas com deficiências.
O dia 03 de Dezembro é comemorado como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
A data, instituída em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca ampliar a acessibilidade e a inclusão dessas pessoas na sociedade.
Tem como objectivo consciencializar a população a respeito da importância de assegurar melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta, assim como seus direitos e deveres. DS/IMA/YD