Luena - Cerca de 30 quilómetros das principais vias da periferia da cidade do Luena, província do Moxico, estão a ser terraplanados para melhorar o tráfego, constatou a ANGOP.
O director do gabinete provincial das Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Honório Sacuparica, disse tratar-se de um trabalho paliativo, de iniciativa do Governo local, com o intuito de facilitar a mobilidade dos cidadãos no interior dos bairros.
Conforme o responsável, a prioridade serão as vias das zonas que albergam infra-estruturas sociais, para permitir a acessibilidade.
Quanto à implementação da segunda fase de requalificação e asfaltagem de seis novos bairros da periferia do Luena, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), disse que o processo está “muito avançado” aguardando apenas o pagamento da primeira percentagem para se dar início aos trabalhos.
Para a segunda fase de requalificação do referido número de bairros estão inscritos no Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico 2023, mais de dois mil milhões de kwanzas.
Trata-se dos bairros Social da Juventude, Sinai Novo, Mandembue, Passa Fome e Kwenha.
Essa despesa prevê, igualmente, a asfaltagem das vias que liga o Lar Da 3ª Idade e o Centro Médico do bairro Sambuatamua, Maternidade provincial/Complexo Escolar 11 De Novembro e a rua principal da captação do rio Lumeje até o Instituto Politécnico de Administração (IPAG). TC/YD