Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, pediu, esta sexta-feira, o engajamento e a contribuição de todos os cidadãos locais, para que a capital desta região do Planto Central venha recuperar o título “Cidade Vida”.
Refira-se que a cidade do Huambo, sede da província com o mesmo nome, era designada, entre 1975 e 1992, de “Cidade Vida”, quando chegou a rivalizar com Luanda, devido a sua predominância económica regional, pois detinha o segundo maior parque industrial do país.
O governante, que falava à imprensa, após dois dias de visita de trabalho à cidade do Huambo e arredores, assegurou que o Governo vai prestar maior atenção no saneamento básico e na recuperação dos espaços verdes.
Acrescentou que um outro desafio deverá passar pela melhoria da iluminação pública e na recuperação da plástica urbana, para que o Huambo não só recupere o título de “Cidade Vida”, mas, também, alcance o de 1ª Capital Ecológica de Angola.
Pereira Alfredo reconheceu haver avanços em algumas áreas, principalmente, na componente da requalificação dos espaços verdes, embora existam outros no acesso aos bairros periféricos, no domínio do saneamento básico.
Por isso, disse que o Governo da província do Huambo vai estar, igualmente, focado na melhoria da rede iluminação pública, para conferir melhor segurança e estabilidade os munícipes.
Na sua primeira jornada de campo ao município sede da província, o governador visitou obras do aterro sanitário, paralisadas desde 2014, por falta de dinheiro.
Iniciadas em 2011, as obra tiveram um curso normal até 2013, altura em que os trabalhos foram paralisados na ordem dos 95 por cento de execução física.
Em construção num espaço de 100 hectares, o empreendimento ficou orçado, naquela altura, em 16 bilhões de Kwanzas.
Por outra, Pereira Alfredo considerou positivo o grau de execução das construções do Centro de Bioveterinaria e da Fábrica de Vacina Animal, assim como do Hospital Regional Militar.
O governante destacou grau de empregabilidade dos jovens locais nos dois empreendimentos.
O município do Huambo, um dos 11 da província com o mesmo nome, tem uma população estimada em 966 mil 127 mil habitantes, distribuídos em três comunas (Chipipa, Calima e Sede). JSV/ALH