Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, anunciou a retoma, em 2025, do Prémio Huambo de Jornalismo, cuja gala poderá decorrer em Novembro, no quadro das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.
Recorde-se que a última edição do Prémio Huambo de Jornalismo foi realizada a 27 de Novembro de 2020.
O governante, que falava segunda-feira à noite durante um jantar com os jornalistas dos órgãos públicos e privados comunicação social, assegurou que, mesmo com a crise económico-financeira que o país enfrenta, se propõe a realizar este prémio para o maior interesse da classe.
“As dificuldades são tantas, pode não responder às vossas expectativas por aquilo que for capaz de mobilizar, mas, ainda assim, me proponho a começar, a retomar aquilo que já era, em outros momentos áureos. Não olharemos para as dificuldades e para o contexto”, sublinhou.
Para tal, salientou que serão mobilizados os recursos que estiverem ao alcance do Governo provincial e o engajamento da classe empresarial, para que os jornalistas se sintam motivados e premiados pelo bom trabalho que fazem, que é o dever de informar a população.
“Eu vejo os nossos cameraman e os fotógrafos, às vezes em ângulos obtusos, a procurarem a melhor imagem para revelar que realmente esteve lá e tirou a melhor posição ou conseguiu relatar, da melhor forma quanto possível, o fenómeno do momento”, enfatizou.
Com isto, Pereira Alfredo afirmou que poderão, a partir desta terça-feira, constituir uma comissão provincial, que vai trabalhar, de imediato, nos regulamentos e em outros elementos necessários, para que, provavelmente, em Novembro de 2025, os jornalistas locais façam parte desta festa da Independência Nacional.
Sem influenciar a comissão de júri a ser constituída, disse ser importante ver a categoria de jornalista de carreira ou dos veteranos, pois alguns mesmo na reforma, não conseguir ficar sem ir à redacção, por sentir saudades do bom trabalho que exercia.
Reconheceu o papel exercido pelos profissionais dos órgãos de comunicação social da província, que têm sido um importante instrumento para a actividade governativa, na medida em que alguns até orgulham o governo pela qualidade das matérias que produzem, pelo seu alcance, objectividade e o sentimento patriótico.
Adiantou que o Governo provincial pretende, com os recursos financeiros à sua disposição, apostar, em 2025, na formação da classe, na sua inovação e novas tecnologias, para adequar a profissão às novas tendências, na perspectiva de um maior exercício da actividade.
Esta região do Planalto Central do país é coberta pelos jornalistas da Agência Angola Press (ANGOP), Edições Novembro, da Televisão Pública de Angola, da Rádio Nacional de Angola, Rádio Mais e TV Zimbo, para além da correspondência da TV Girassol e, em regime experimental, da Rádio Escola. ZZN/ALH