Peregrinação à Massangano encerra com apelos ao reforço da protecção da criança

     Sociedade              
  • Cuanza Norte • Domingo, 18 Agosto de 2024 | 18h53
Devotos afluem em massa ao Santuário da Nossa Senhora da Vitória
Devotos afluem em massa ao Santuário da Nossa Senhora da Vitória
Dinis Simão-ANGOP

Massangano– O arcebispo de Malanje, Dom Luzizila Kyala, exortou, este domingo, em Massangano, município de Cambambe, no Cuanza-Norte, para as famílias garantirem a segurança e o bem-estar das crianças, face a “inúmeras dificuldades”.

O prelado católico falava na homilia da missa de encerramento da 14ª peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Victória, que decorreu entre os dias 16 e 18, na vila de Massangano, que contou com mais de seis mil peregrinos.

Durante a homilia, Dom Luzizila Kyala, apelou a preservação da paz nas famílias, de modo a fortalecer, cada vez mais, a harmonia social e tranquilidade, aspectos favoráveis para o crescimento saudável e a segurança das crianças.

Segundo o religioso, as crianças são sempre as primeiras vítimas da deterioração familiar e dos erros da sociedade, por dependerem totalmente dos cuidados dos pais e da ajuda dos adultos.

“ As crianças sofrem de medo, sofrem de abusos motivados pelos conflitos familiares, com o medo de perderem os pais, medo de verem comprometidas a harmonia e a estabilidade da família”, sublinhou.

Afirmou que os devotos e fiéis que seguem os ensinamentos da “ Mama Victória” não devem alinhar em práticas que possam deturpar o bem-estar das famílias, a convivência social e o amor ao próximo.

A missa foi co-celebrada com o bispo da diocece de Ndalatando, Dom Almeida Kanda, na qualidade de anfitrião. 

Convidado a intervir, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, que prestigiou o evento, reforçou o apelo às famílias no sentido de redobrar as medidas de protecção dos direitos das crianças em prol do desenvolvimento sadio dos petizes.

Lembrou que o cuidado da criança não é uma responsabilidade exclusiva do Estado.

Acrescentou que esta responsabilidade, também, é da sociedade, fundamentalmente, daquele que se dedicou ao seu nascimento.

Salientou que as crianças merecem toda a protecção e oportunidades e o Executivo angolano tem estado a providenciar mais escolas, hospitais, entre outros serviços, para permitir que estas tenham saúde e educação, para terem um futuro melhor.

“É preciso que se crie um ambiente seguro que impeça as violações dos direitos da criança através da mobilização social”, frisou o governador.

O encontro de três dias analisou assuntos ligados à situação social das famílias e a questão da educação religiosa dos menores.

O programa da actividade inscreveu a realização de conferências sobre “ A História do Santuário”, “Integração das Crianças na Igreja", “A integração das Crianças em Movimentos e Grupos Apostólico” e “A Criança e o Meio Ambiente".

Procissão de velas, momentos de confissão, escuta, rezas de terço, súplicas e pedidos de bênçãos a Deus para a estabilidade social no país e das famílias marcaram o encontro religioso.

Assistiram ao evento religioso membros do governo provincial e fiéis de vários pontos do país e do estrangeiro, com particular destaque para os provenientes das províncias de Malanje, Cuanza-Sul, Luanda, Bengo, Uíge e os locais.

Estiveram, também, na assistência 13 turistas de nacionalidades belga, inglesa, espanhola e portuguesa, que se associaram aos peregrinos.

A 14ª peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Victória decorreu sob o lema: “Com a Nossa Senhora da Victória Ensinemos as Crianças o Caminho Espiritual da Igreja.

Assistência garantida aos peregrinos

Durante os três dias de evento, o serviço de apoio à saúde na peregrinação assistiu 188 peregrinos por diversos motivos.

Um dos assistidos, foi transferido ao Hospital Municipal de Cambambe para receber cuidados mais diferenciados, devido a problemas de hipertensão arterial associada a dispneia.

 A informação é do técnico de vigilância epidemiológica destacado no evento, Absalão Toneca

Cólicas abdominais, diarreia, hipertensão arterial, malária e alergias foram os casos registados.

Já no domínio da segurança pública, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, Edgar Salvador, adiantou terem sido registados três casos leves de desmaio entre os peregrinos, tendo sido, imediatamente, assistidos e regressados a actividade.

Foram mobilizados para o asseguramento da peregrinação 850 efectivos de distintos órgãos do Ministério do Interior (MININT) e 20 técnicos de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnósticos, pessoal de apoio hospitalar e técnicos de emergências médicas. DS/YD

 





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

+