Lubango – A 12ª edição da Peregrinação à Mamã Muxima do Toco arrancou hoje, sexta-feira, na localidade que dista a 35 quilómetros do Lubango, na Huíla, com foco na criança, sobretudo na abordagem da incidência delinquência e das drogas em menores e na sua reintegração social.
O evento que termina domingo, 29, é promovido pela Arquidiocese do Lubango, em parceria com a Administração municipal e decorre sob o lema “Mamã Muxima, Cuidemos e Protejamos as Nossas Crianças”.
Ao falar na abertura, o pároco da Igreja da Mamã Muxima do Toco, Américo da Costa Gomes, afirmou ser urgente abordar temas como a delinquência em menores de forma profunda, para que os pais estejam todos mais atentos aos sinais e poderem prevenir, pois a maior parte dos progenitores apercebe-se da condição deprimente dos filhos já tardiamente.
Destacou ser importante que a igreja reflicta sobre tal questão e encontre soluções eficientes, uma forma dela contribuir para o cuidado e protecção das crianças que passam por diversas situações.
Segundo o padre, durante os três dias vão ser abordados temas diversos, como a integração da criança na sociedade, o papel da família na orientação da criança e a reflexão sobre Maria.
Por sua vez, o administrador municipal do Lubango, Lisender André afirmou que a localidade conta com novas infra-estruturas, o que permitiu melhor organização do evento na presente edição, tendo garantido a questão da saúde, bem como a do saneamento.
Para o evento foram mobilizados mais de cem efectivos para garantir a segurança dos fiéis, com acções e prevenção à sinistralidade rodoviária, prevenção criminal.
A presente edição conta com pelo menos cinco mil fiéis provenientes de diversas províncias do país. EM/MS