Huambo – Seis pessoas morreram afogadas quarta-feira, depois de a carrinha em que seguiam ter sido arrastada pelas águas, devido à subida do caudal do rio Cunene, no troço Sambo/Huambo.
Uma nota de imprensa da Delegação do Interior na província do Huambo enviada esta quinta-feira à ANGOP refere que o incidente, ocorrido no sector do Sachitembo, comuna do Sambo, município da Chicala-Cholohanga, envolveu uma viatura de marca Mitsubishi, modelo L20.
Acrescenta que a carrinha, que transportava passageiros, foi arrastada pelas águas quando o motorista tentou atravessar o rio, cuja ponte desabou em Fevereiro de 2020, em consequências das fortes chuvas.
Indica que as forças do destacamento de produção agrícola do Serviço Prisional tudo fizeram para socorrer os sinistrados, tendo sido possível o resgate com vida de apenas sete pessoas, duas das quais dois levadas a uma unidade hospitalar, onde recebem assistência médico-/medicamentosa.
Recorde-se que na altura do desabamento da ponte, as fortes chuvas que caíram nessa região provocaram, igualmente, a queda da outra ponte sobre o mesmo rio, com ligação entre as províncias do Huambo, Huíla e Cuando Cubango, passando pelo sector da Candavila, porém esta já recuperada.
Circulação no troço Huambo/Benguela
Por outro lado, a Delegação do Interior informou que a circulação rodoviária na via entre as províncias do Huambo e de Benguela e vice-versa, na Estrada Nacional 260, foi reposta, após seis horas de interrupção, devido ao capotamento de um camião contentorizado de transporte de mercadoria
Refira-se que o acidente ocorreu nas imediações da ponte sobre o rio Cambulo, nas proximidades da sede da vila municipal do Chinjenje, e envolveu um camião de marca Volvo, modelo FH, que viajava no sentido Huambo/Benguela. ALH