Lubango - A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, entregou hoje, sexta-feira, à população do Toco, no Lubango, equipamentos de trabalho, sementes e bens alimentares, no quadro da visita à Huíla, onde lançou o Programa de Desenvolvimento Comunitário Integrado daquela localidade.
Para além dos equipamentos, Ana Dias Lourenço ofereceu um ponto de água reabilitado, no bairro 10 de Maio, através do projecto Aldeia Limpa e Sustentável, do subprojecto Água Segura, que vai apoiar 700 mil famílias. A infra-estrutura estava paralisada desde 2018 por vandalização.
Foram ainda entregues 15 toneladas de sementes de milho, massango, massambala e feijão a mais de 300 agricultores filiados em cooperativas agrícolas do sector, para além de material desportivo aos praticantes de futebol e basquetebol da comuna do Hoque.
Ao falar do Programa de Desenvolvimento Comunitário Integrado do Toco, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, referiu que a visita foi "proveitosa", no sentido de que aproximaram-se às famílias mais vulneráveis, principalmente as crianças e idosos.
“O projecto da fundação é uma ideia brilhante que a comunidade do Toco abraçou da melhor forma possível e estamos de parabéns por sermos a primeira província a beneficiar da iniciativa”, manifestou.
Já o pároco da Igreja da Mamã Muxima do Toco, padre Américo Gomes, referiu ser um projecto que vai tornar possível suprir as necessidades da população, melhorando a condição social das comunidades da localidade.
Salientou que a comunidade era "capim e árvores" e desde 2012, a instalação da paróquia no local, começou a ter outra dinâmica e a Igreja não cessou esforços para advogar a favor da comunidade.
Acrescentou que vai ainda permitir que as comunidades trabalhem para a sua auto-sustentabilidade, desde o ensino técnico-profissional, que pode dar ferramentas a um jovem para sair da delinquência e vencer na vida e outros mecanismos de rentabilidade das famílias.
Frisou que a questão da água, com a recuperação de dois furos antes desactivados por vandalização e por avaria, já têm água suficiente para dar à população, reforçando que interessa também a vertente agrícola e o empoderamento da mulher.
O Programa de Desenvolvimento Integrado Comunitário (PDIC) do Toco, da Fundação Ngana Zenza, liderada pela Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, a ser implementado até 2025, prevê apoiar três mil, 887 famílias, que correspondem a 18 mil 282 pessoas da localidade, a 35 quilómetros do Lubango.
O programa visa contribuir para a melhoria das condições de vida das populações mais vulneráveis do sector do Toco, por via de uma abordagem multissectorial, integrada e inclusiva de desenvolvimento comunitário sustentável, que promova a plena participação das famílias e a interacção com outros actores. EM/MS