Chitembo - Os deputados do círculo provincial do Bié consideraram positivo o andamento das obras em curso no município do Chitembo, augurando para breve o desenvolvimento socioeconómico e bem-estar das populações.
Em declarações à imprensa, o deputado Anastácio Severino Sambowe, disse que a deslocação ao Chitembo visa constatar e fiscalizar os projectos e acções, que estão ser executados no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza bem como do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
No âmbito do PIIM, no Chitembo estão inscritos 11 projectos e duas acções, entre eles asfaltagem de cinco quilómetros de estradas na sede municipal, construção de três escolas de 16 e 12 salas de aula, terraplanagem de 45 quilómetros de estradas terciárias e outras.
Durante a estadia, os parlamentares visitaram o centro de captação, tratamento e distribuição de água potável, edifício autárquico, entre outros empreendimentos sociais, que vão contribuir para a melhoria das condições de vida das populações.
No final das visitas, os deputados reuniram-se com o Conselho da Administração Municipal, tendo na ocasião o administrador municipal do Chitembo, Alexandre José Celestino, apresentado o ponto de situação das principais realizações e desafios do município.
Entre os pontos, foram destacados a conclusão da terraplenagem na Comuna do Mumbué, o sistema de água na comuna de Soma Cuanza, pavimentação de cinco quilómetros de estrada, a electrificação de ruas na vila, o apoio às famílias vulneráveis, o apoio de crédito agrícola aos jovens e empresas para o agro – negócio.
O município do Chitembo é um dos nove que compõem a província do Bié, tem 19 mil 98 quilómetros quadrados, situado a 150 quilómetros a Sul da cidade do Cuito, com uma população estimada em 104 mil 434 habitantes, distribuídos em seis comunas. BAN/PLB