Ndalatando – Um grupo de parlamentares do MPLA, partido no poder, chegou ao fim da tarde de hoje (quinta-feira) à cidade de Ndalatando para uma visita de constatação do grau de execução das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e o seu impacto social na vida da população.
Encabeçada pelo deputado, Roberto Leal Monteiro, a comitiva, com cinco integrantes, vai visitar os 10 municípios da província, para uma constactação comparativa em termos de grau de execução física e financeira.
Em breves declarações à Angop, o porta-voz do grupo, o deputado Mateus Júnior, esclareceu que a visita integra o programa das IV Jornadas Parlamentares do MPLA, que iniciaram a 23 deste mês na província da Huíla.
Às jornadas, segundo informou, constam dois momentos- perspectivas da realização das eleições, aprazadas para Agosto e a implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios.
As visitas de constatação vão acontecer nos 164 municípios do país, cujo o objectivo de acordo com o programa de Governo, saído das eleições de 2017, é a resolução dos problemas que afligem a população.
"Pretende-se verificar, com estas visitas, o que foi feito e o que ficou por fazer, no quadro do PIIM", precisou, acresecentando que a delegação prevê terminar a visita no sábado.
A propósito da visita do grupo parlamentar, o governador do Cuanza Norte Adriano Mendes de Carvalho, mostrou-se preocupado com a paralisação de algumas obras de subordinação Central, inscritas no PIIM, citando como exemplo o projecto de construção de uma escola no quilómetro 13.
Pontualizou que a não execução destes projectos está a provocar constrangimentos ao Governo Provincial, em função das reclamações da população .
Adriano Mendes de Carvalho reclamou também o facto de a província não receber, a semelhança da de Luanda, verbas para a limpeza dos municípios.
Solicitou a intervenção dos deputados para o incremento de investimentos na província, para evitar o êxodo populacional para grandes cidades como Luanda.
Dados do Governo Provincial indicam que a província do Cuanza Norte tem inscritos 94 acções no PIIM, avaliadas em mais de 24 mil milhões de kwanzas.
Mais de 30 projectos foram já inaugurados, como escolas, pontes e unidades de saúde.