Mbanza Kongo – O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) permitiu já a geração de 533 postos de trabalho, na província do Zaire, com a atribuição de 115 kits profissionais a igual número de jovens que concluíram a sua formação profissional.
Estes dados, referentes ao período de Julho a Dezembro deste ano, foram revelados esta segunda-feira, em Mbanza Kongo, pelo chefe do departamento do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Kiniangisa Kibantu.
O responsável, que falava no acto de encerramento do ciclo formativo referente a 2021, explicou que 137 postos foram criados no município do Soyo, 157 em Mbanza Kongo, Nzeto (138) e Tomboco (101 postos).
Pediu aos jovens maiores de 18 anos a aproveitarem ao máximo as oportunidades que o Executivo coloca à sua disposição e que visam atenuar o índice de desemprego no seio desta camada social.
O presente ciclo formativo, segundo a fonte, formou 908 jovens em 14 cursos, nomeadamente electricidade predial e industrial, culinária, corte e costura, mecânica-auto, decoração e informática, manutenção e prevenção mecânica, frio e refrigeração, serralharia, soldadura, alvenaria e culinária.
A província do Zaire conta com quatro unidades formativas nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto e Cuimba, que ministram cursos profissionais de curta duração de até nove meses.
O INEFOP nesta região controla, actualmente, 93 jovens que efectuam estágios profissionais remunerados em empresas públicas e privadas locais, destinados a consolidar os conhecimentos adquiridos durante a formação.
O director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado, Sabino da Conceição, que representou o governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, disse que o presente acto reafirma o compromisso do Executivo no fomento à empregabilidade no país.
Reconheceu que, os recursos humanos representam o ponto de partida para a eficiência na implementação das políticas públicas.
Desde 2006, altura em que foram implantadas as primeiras oficinas móveis de formação técnico-profissional, o INEFOP no Zaire já formou 12 mil e 964 jovens em artes e ofícios.