Luena – Vinte e dois mil 922 postos de trabalho foram criados no país, com a implementação do Plano de Acção de Promoção à Empregabilidade (PAPE), informou neste sábado no Luena, o director-Geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangue.
O responsável, que falava durante a cerimónia de entrega de 146 kits profissionais a igual número de jovens do Luena, disse que os referidos postos de trabalho foram criados nas 18 províncias do país, desde a implementação do PAPE, em Outubro de 2019.
A meta do PAPE, redimensionado em 2020, passa por gerar um total de 83.500 empregos para jovens até ao próximo ano.
O redimensionamento obrigou a criação da “Estratégia de Continuidade”, cujo foco deixou de ser a formação profissional para dar maior espaço à criação de empregos.
No quadro do programa de microcrédito, foram abrangidos 1.124 empreendedores. A meta desta acção é alcançar mais de dez mil jovens.
Manuel Mbangue entende ser necessário intensificar as acções do programa em todo o território nacional.
Recordou que os beneficiários irão restituir os equipamentos, num período entre 12 a 24, mediante pagamento de cinquenta por cento do valor.
Desde a sua implementação, na província do Moxico, o Plano de Acção de Promoção a Empregabilidade (PAPE) criou mais de mil postos de trabalho.