Menongue - Oitenta e três jovens de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, foram formados em diversos cursos do Instituto de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) local, no âmbito do Plano de Acção para Promoção de Empregabilidade (PAPE).
Trata-se de cursos de empreendedorismo, corte-costura, montagem de antenas parabólicas, entre outros, que visam, essencialmente, que os jovens criem os seus próprios negócios.
Desde a implementação do PAPE, em 2019, já foram formados mais de 50 cidadãos dos municípios de Menongue e Cuchi, no quadro do “ Programa Avanço”, que beneficiaram de micro-créditos, kits profissionais.
A propósito, o director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado no Cuando Cubango, Roberto Biwango, referiu que a acção formativa enquadra-se na operacionalização do plano estratégico do governo provincial de apoio a inserção profissional e produtiva a juventude.
Este plano, conforme do responsável, está alinhado ao Plano de Acção para Promoção de Empregabilidade (PAPE), a par de outros programas e projectos destinados ao plano de desenvolvimento da promoção da empregabilidade e geração de renda para as famílias.
O programa, que foi alargado este ano de 2021, vai permitir aos contemplados beneficiar de micro-crédito, visando a aquisição de kits profissionais para a criação de negócios.
Para o Cuando Cubango, estão identificados 170 projectos que vão beneficiar de micro-créditos, 17 projectos para apetrechar e atribuição de carteiras profissionais a 25 pessoas.
O PAPE é um programa que tem por objectivo reduzir a taxa de desemprego, combater a pobreza, a vulnerabilidade e fazer crescer a economia, tornando Angola num país melhor.