Menongue - O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) criou, de 2019 a 2022, através do Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE), quatro mil empregos na província do Cuando Cubango.
Os resultados foram apresentados hoje à ANGOP, pelo chefe dos serviços provinciais do INEFOP no Cuando Cubango, Xavier Tchicuata, tendo referido que no período em referência foram formados mais de oito mil jovens com idades compreendidas dos 18 aos 40 anos, que beneficiaram 1.314 kits profissionais de diversas especialidades.
Informou que, desde 2019 até este ano de 2022, o Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE) já abrangeu oito dos nove municípios que compõem o Cuando Cubango, faltando o do Nankova, por difícil acesso por estrada.
Segundo Xavier Tchicuata, ainda no âmbito da implementação do PAPE, mil 250 jovens de Menongue, Cuito Cuanavale, Cuchi e Cuangar irão beneficiar, a partir de Janeiro de 2024, de acções formativas em diversas especialidades, cujas inscrições tiveram início no mês de Novembro do corrente ano.
Quanto ao microcrédito, avaliado em 224 milhões de kwanzas, o responsável fez saber que o Cuando Cubango beneficiou 700 jovens, em que cada recebeu a quantia de 320 mil kwanzas, sendo que os reembolsos decorrem com normalidade no Banco Sol.
Por outro lado, Xavier Tchicuata fez saber que, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), as obras de ampliação e requalificação do Pavilhão de Artes e Ofícios do Cuito Cuanavale estão na fase final, para a sua reinauguração.
Apontou como perspectivas para 2024 a criação de condições para o arranque dos serviços do Centro de Formação Profissional no Cuangar, que irá atender os jovens que vivem nas municipalidades do Calai e do Dirico.
Consta ainda das perspectivas para 2024, de acordo com Xavier Tchicuata, levar a formação técnico - profissional nas instalações do Serviço Penitenciário do Cuando Cubango, para a capacitação da população penal, através de um Centro Móvel. ALK/FF/PLB