Luanda - O Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE) assegurou cerca de 40 mil postos de trabalho, desde o seu início, informou esta sexta-feira, em Luanda, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano.
O PAPE, em implementação desde o mês de Outubro de 2019, visa o aumento dos níveis de empregabilidade e constitui um mecanismo de combate à pobreza e à exclusão social, além de fomentar e apoiar o espírito de empreendedorismo da juventude.
O ministro, que falava na apresentação de Balanço do PAPE, desde a sua implementação em Outubro de 2019, disse que as acções implementadas pelo Executivo, como o apoio às empresas, promoção de emprego e estímulo à economia, elevou, no primeiro trimestre de 2021, para um milhão 821 mil 205, o número da população empregada.
Referiu ter havido uma redução da taxa de desemprego, de 32 porcento, em 2020, para 30.5 porcento, em 2021.
" O Executivo angolano, por meio do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), vem implementado planos de acção para o fomento do auto emprego, reduzido assim, o desemprego no seio da juventude ", sublinhou.