Chibia- Seiscentos e 52 famílias do município da Chibia (Huíla), com crianças com malnutrição aguda moderada beneficiaram, na terça-feira, de kits básicos de alimentação para os próximos três meses, a fim de minimizar-se a carência de alimentos e reduzir os casos da doença.
Trata-se de uma iniciativa do Programa de Tratamento da desnutrição na comunidade, financiado pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) e implementado pela ForAfrica, em que cada família com crianças desnutridas tem o direito de levar um kit alimentar.
Cada kit contém 75 quilogramas de fuba de milho, 30 quilogramas de feijão, três quilogramas de sal e nove litros de óleo para famílias com filhos com malnutrição, nas comunas sede, Jau, Capunda Cavilongo e Quihita.
Ao falar da açcão, o monitor de campo do PAM na Chibia, Egas Jamba, afirmou que estão afazer uma intervenção nas quatro comunas que têm crianças em situação de desnutrição aguda moderada, acompanhadas já com a distribuição de suplementos que os agentes comunitários e sanitários têm distribuído.
"Cada família está a receber três kits porque as crianças vão ser seguidas durante três meses e numa frequência de 15 dias, totalizando seis visitas e uma forma de garantir que a família tenha algum alimento extra para si e a criança", continuou.
Realçou que nos critérios de admissão ao programa consta crianças dos seis aos 59 meses, menores que tenham um perímetro braquial maior ou igual a 11.5 centímetros e menor a 12.5 centímetros, sem complicações como diarreias, febres, vómitos, dor de cabeça e outros, assim como as que tenham ausentes a patologia de edema lateral, causada por malnutrição.
Entendem que a quantidade não é suficiente, mas constitui uma forma de mitigar as dificuldades que as famílias tem enfrentado nos últimos dias.
Apelou para que as famílias e cuidadores de crianças com malnutrição a usem a alimentação somente para casa, a fim de ajudar as crianças a não caírem novamente na desnutrição.
Já a directora municipal da Acção Social, Paula Girão, disse que o gesto vai impactar positivamente a vida de cada família e minimizar os casos de malnutrição.
Para além do PAM, a fonte referiu terem outras organizações não governamentais a apoiarem a causa, como a "Word Vision", que vela pela questão das cozinhas comunitárias, e a "People in Need", com o saneamento das águas que as referidas famílias consomem e entrega de kits de higiene.
Acção semelhante aconteceu no município da Humpata, onde foram beneficiados 396 famílias com crianças malnutridas nas comunas da Bata-Bata, Caholo, Neves, Palanca e sede municipal.