Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

País quer expandir esforços para paz de África

     Sociedade              
  • Luanda • Quinta, 25 Maio de 2023 | 12h05
Vice-Presidente da República, Esperança Costa
Vice-Presidente da República, Esperança Costa
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – Angola quer expandir os esforços da pacificação a todas zonas do continente africano onde persistem situações de insegurança e de conflito, afirmou, esta quinta-feira, a Vice-Presidente da República, Esperança Costa.

Discursando na abertura do I Fórum Internacional da Mulher para a Paz e Democracia, que decorre desde hoje, em Luanda, disse que no âmbito destes esforços pretende-se que as iniciativas de paz angolana, ainda circunscritas apenas à Região dos Grandes Lagos, se estendam a todas as zonas de tensão no continente africano.

“Angola é um país de paz, com o líder da paz”, por isso, queremos continuar a contribuir na pacificação de África e um mundo reconciliado e democrático.

Esperança Costa referiu que na busca incessante por estes valores, o Chefe de Estado angolano, na qualidade de campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, está a desenvolver iniciativas visando a promoção do diálogo e de processo políticos inclusivos, que levem a resolução de conflitos no leste da República Democrática do Congo (RDC), na República Centro Africana (RCA), no Sudão e outras regiões.

Noutro plano no seu discurso, augurou que o encontro faça uma ampla reflexão sobre o papel da mulher na construção da paz e de harmonia entre os povos e as nações.

Por isso, disse, registou com satisfação o facto de o evento reunir delegações  de vários países do continente e de outros quadrantes, com a intenção de contribuir para o aprofundamento do debate em torno da construção de uma sociedade de equidade, onde a participação da mulher possa jogar um papel preponderante para a resolução do problemas socioeconómicos e políticos que o continente ainda enfrenta.

Esperança Costa realçou que a paz e a democracia constituem esteios para a realização da mulher, que se vê, em muitas regiões do mundo e do continente, vergada pelo peso das alterações climáticas, dos conflitos da pobreza, da falta de acesso à terra, da insegurança alimentar, falta de comunidades resilientes e de formação que a habilite a participação cabal nas transformações sociais.

Conforme a Vice-Presidente, há 21 anos Angola testemunhou o silenciar da armas e busca continuamente pela consolidação da paz, do desenvolvimento, da reconstrução nacional e neste processo a mulher angolana tem tido um papel central, constituindo o suporte para se desenvolverem políticas de promoção da participação feminina.

O objectivo, prosseguiu, é conseguir, a curto prazo, uma paridade de 50 % ou aproximada na política, economia e social, o que só será possível se a mulher continuar a constituir-se num alicerce das estratégias voltadas ao desenvolvimento.

Figuras importantes como a ex-Presidente da Libéria, Ellen Johnson, ex-Vice-Presidente da Costa Rica, Epsy Cambell Barr, representantes das Nações Unidas e diplomatas vão apresentar os cinco painéis temáticos em abordagem no evento que decorre até sexta-feira.

“Os desafios da globalização no processo de empoderamento do género”, “Inovação Tecnológica e educação para o alcance da igualdade do género”, “A formalização como mecanismo de inclusão social e financeira”, “Desafios da segurança alimentar e alterações climáticas no continente africano” e o “Papel da mulher na consolidação da paz e preservação de conflitos”, são os assuntos agendados para debate no encontro internacional.    

O fórum, que decorre sob o lema: a inovação tecnológica como ferramenta para o alcance da segurança alimentar e combate à seca no continente Africano, tem como público-alvo mulheres líderes de organizações regionais africanas, de países membros, chefes de governo e membros da CPLP, da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), representantes de missões diplomáticas, de empresas públicas e privadas, entre outros. ART/VM

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Removidas 17 bombas na comuna da Arimba

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 09h14

Cabinda ganha fábrica de contraplacados

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 09h03

MP pede condenação do antigo director do GEPE-Huíla

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 08h56

MINJUD repõe legalidade nas eleições da FAF

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 05h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+