Cuito – O padre Vicente Sanombo, da arquidiocese do Huambo, foi nomeado nesta quinta-feira, pelo Papa Francisco, novo bispo da Diocese do Cuito, em substituição de Dom José Nambi, falecido em Outubro de 2023, por doença.
A nomeação do novo prelado católico da província localizado no centro de Angola foi tornada pública, em declarações à imprensa, pelo arcebispo do Huambo e actual administrador apostólico do Cuito, Dom Zeferino Zeca Martins.
De 60 anos de idade, o padre Vicente Sanombo, natural do Huambo, torna-se no quinto bispo da diocese do Cuito. Já passaram por lá Dom José Nambi (1997-2023), Dom Luís António (1979-1997), Dom Manuel Pedro Pires (1958-1979) e Dom Armando Amaral dos Santos (1941-1958).
Ordenado a padre em Novembro de 1992, depois de ter concluído a sua formação filosófica e teológica no seminário Maior de Cristo Rei (Huambo), o novo bispo desempenhava as funções de pároco da Sé catedral e vigário geral da arquidiocese do Huambo.
Já desempenhou funções de reitor do Seminário Menor Arquidiocesano “Nossa Senhora das Mercês”.
É professor universitário pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo e em outras instituições privadas de ensino superior.
A diocese do Cuito, pertence à província arquidiocesana do Huambo, é uma das cinco existentes a nível CEAST. Foi elevada a esta categoria no dia 04 de Setembro de 1940 pelo Papa Pio XII. VKY/PLB