Huambo – A ordenação episcopal de Dom Vicente Sanombo, nomeado pelo Papa Francisco, em Março último, como bispo do Cuito, província do Bié, acontece no próximo domingo (23), soube a ANGOP, esta terça-feira.
O padre Vicente Sanombo, do clero arquidiocesano no Huambo, foi nomeado em substituição de dom José Nambi, falecido em Outubro de 2022, por doença.
O facto foi confirmado pelo presidente da comissão de Liturgia da Arquidiocese do Huambo, padre José Maria Kavovo, durante um encontro com os jornalistas, que serviu para esclarecer sobre os momentos e as tradicionais regras a serem observadas na cobertura da missa de ordenação episcopal.
Na ocasião, informou que a cerimónia, a ser testemunhada por diversas individualidades do país, vai decorrer às 09 horas do próximo domingo, na praça João Paulo II, nos arredores da cidade do Huambo.
O religioso disse que se prevê uma cobertura de todos os órgãos de comunicação social da província do Huambo e não, dos quais se augura um tratamento exemplar e abrangente dos factos e que consigam captar os detalhes do mistério de uma missa de consagração episcopal.
Durante o encontro foram abordados, entre outros, onde e como será celebrado a missa, coordenação das acções e os movimentos durante a festa episcopal, para além de alguns materiais tradicionais da igreja e o aparato de animação desenvolvido, desde o canto, orações e muito mais.
O padre Vicente Sanombo torna-se no quinto bispo do Cuito, depois de dom Armando Amaral dos Santos (1941-1958), dom Manuel Pedro Pires (1958-1979), dom Luís António (1979-1997) e dom José Nambi (1997-2022).
Natural do município do Bailundo, província do Huambo, dom Vicente Sanombo nasceu a 23 de Outubro de 1964, tendo sido ordenado sacerdote a 6 de Novembro de 1992, depois de concluir os estudos em Filosofia e Teologia, no seminário Maior Cristo Rei, no Planalto Central.
É, também, licenciado em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, Itália.
Antes de ser nomeado bispo do Cuito, a 28 de Março último, pelo Papa Francisco, o sacerdote desempenhava as funções de pároco da Sé catedral, desde 2009, e vigário geral da Arquidiocese do Huambo, a partir de 2010, sendo desde 2019 assessor da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
Desempenhou, igualmente, as funções de reitor dos seminários Menor Arquidiocesano e de Filosofia, para além de responsável do centro Pastoral Bom Pastor.
É professor do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo e em outras instituições privadas de ensino superior.
A diocese do Cuito (Bié) pertence à província arquidiocesana do Huambo. ZZN/JSV