Malanje- O presidente nacional da Organização de Pioneiro Agostinho Neto (OPA), António Rosa, reiterou hoje, em Malanje, que a agremiação continua focada na promoção de acções culturais e de valores morais, cívicos e patrióticos das crianças, no país.
Essa medida visa educar as crianças e prepara-las para a vida adulta e para os desafios futuros, rumo a construção de uma nação com cidadãos exemplares.
Falando no acto central do 61º aniversário da fundação da OPA, que hoje (1 de Dezembro), se assinala, o responsável precisou que esses valores incutidos nos petizes, passam também pelo respeito rigoroso dos pressupostos da Constituição da República e da Carta africana sobre os direitos das crianças.
“A OPA continua focada na promoção da educação sobre os valores morais, cívicos e patrióticos das crianças, respeitando sempre a Constituição da República de Angola, a Carta Africana e promovendo o bem-estar das crianças”, enfatizou.
Por outro lado, António Rosa apelou para a solidariedade com as pessoas vivendo com Hiv/Sida e para o redobrar da atenção aos actos de proliferação da doença, fazendo alusão sobre o dia mundial de luta contra o Sida, que também se assinala a 1 de Dezembro.
Na ocasião, o vice-governador provincial para o Sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, que presidiu o acto, reiterou o compromisso do Governo de protecção das crianças, pois é obrigação e dever, protege-las contra todos os actos que atentem contra o seu crescimento sustentável e harmonioso.
Realçou que o governo tudo tem feito no sentido de cumprir com a Convenção sobre os direitos da criança, da Carta Africana sobre o seu bem-estar e com os 11 compromissos para com as mesmas, proporcionando condições para a harmonia social.
Acrescentou que nos últimos anos, o Governo está empenhado na construção de mais hospitais, postos de registo civil, escolas e outras infra-estruturas, que permitem o desenvolvimento multifacetado e assistência social das crianças.
Por outro lado, Franco Mufinda apelou as crianças filiadas na OPA, a respeitar os ideais da organização e a incutir os ensinamentos e orientações transmitidos pelos guias, e às famílias no sentido de primarem por uma educação mais regrada e disciplinada dos filhos, com vista a se criar homens maduros e responsáveis no futuro.
O acto culminou com o ingresso de duzentas crianças nas fileiras da OPA, seguido da entrega de diplomas de mérito e menções honrosas aos antigos responsáveis da Organização do Pioneiro Agostinho Neto na província e atractivos culturais e recreativos.
As comemorações foram marcadas com a realização da semana nacional do pioneiro, decorrida de 25 de Novembro a presente data, sob o lema “vamos aprender as boas maneiras e os bons hábitos”.
A OPA foi fundada a 1 de Dezembro de 1963, pelo co-fundador do MPLA Lúcio Lara, inicialmente com a designação de “Kudianguessa”, com objectivos de congregar filhos dos guerrilheiros.
Após a independência de Angola, em 1975, passou a Organização do Pioneiro Angolano e em 1979, passa a se designar Organização de Pioneiros de Agostinho Neto, em homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto. NC