Luanda - A directora da ONUSIDA em Angola, Hege Wagan, destacou hoje, terça-feira, em Luanda, a representação de mulheres em Angola nos vários sectores da vida, com realce para a vice-presidência e a presidência do parlamento, onde tem quase 40% de deputadas.
Considerou ser muito importante ter mulheres nesses espaços onde podem influenciar as políticas e o orçamento nacional, para assegurar financiamentos e programas para a igualdade de género, o que demonstra os avanços que Angola tem feito.
"Angola tem feito um trabalho muito bom agora em representação, agora temos que ver o resultado disso também, fortalecer todas as políticas e as leis para assegurar a igualdade de género em todas essas áreas de educação, de protecção social, de saúde sexual e reprodutiva e saúde em geral", frisou.
A responsável falava à margem do workshop de capacitação das Organizações da Sociedade Civil (OSC) sobre os mecanismos e processos de implementação da Convenção das Nações Unidas sobre o Estatudo da Mulher (CSW) e do Comité das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (CEDAW).
Precisou que embora a igualdade do género seja um problema global, Angola tem marcado passos significativos.
Por sua vez, a Secretária de Estado para Acção Social, Alcina Kindanda, destacou igualmente o contínuo comprometimento do Governo para a igualdade do género, visando garantir a melhoria da condição das mulheres.
De acordo com Alcina Kindanda, já se nota uma vontade política em implementar cada vez mais acções que concorram para igualdade do género, a julgar pela composição do Governo que integra a vice-presidente da República e presidente da Assembleia, bem como outras mulheres em lugares de destaque no território nacional.
O evento de um dia, foi promovido pelo ministério da Acção Social Família a Promoção da Mulher (MASFAMU) em parceria com o PNUD e visou incentivar a participação das OSC nestes espaços e processos para a realização dos direitos das mulheres, ao nível nacional, regional e internacional, bem como fortalecer a colaboração entre as OSC e o Governo, em particular organizações que trabalham sobre os direitos das mulheres. JAM/PA