Ondjiva- Os leprosos de OifidiA, na província do Cunene, receberam, esta terça-feira, bens alimentares diversos e produtos de higiene, numa iniciativa da Organização da Mulher Angolana (OMA).
A doação composta por arroz, óleo vegetal, fubá de milho, sabão, óleo peixe seco, massa alimentar, sal, feijão e detergentes, esteve inserida nas celebrações da jornada "Março Mulher".
Na ocasião, a secretária da OMA no Cunene, Lúcia Sincopela, disse que a acção visa apoiar na melhoria da dieta alimentar, de pessoas doentes de lepra.
Lembrou que os leprosos enfrentam diversas dificuldades, com destaque para alimentação, carência de vestuários e material, razão pela qual, há necessidade da sociedade zelar mais pela solidariedade e irmandade..
Por seu turno o ancião, Isaías Gabriel agradeceu o gesto da OMA, salientando que a mesma demonstra o carinho e amor com esta franja da sociedade, para além de contribuir para o bem-estar dos mesmos.
A jornada Março Mulher engloba várias actividades de carácter social e decorre sob o lema "OMA comprometida com a luta pelos direitos da mulher e protecção da criança".
A leprosaria de Oifidi foi construída em 1972, estando actualmente as suas instalações em estado de degradação, obrigando os leprosos a viverem em casas de chapas de zinco. FI/LHE/ASS