Namacunde – A secretaria provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) no Cunene, Vivência Ndalyewifa, reafirmou, este sábado, no município de Namacunde, o comprometimento da mulher na promoção e preservação dos valores sociais, visando a construção de famílias justas e coesas.
Ao falar durante uma palestra sobre “O papel da mulher angolana na promoção da paz e desenvolvimento comunitário”, destacou o papel da mulher no resgate dos valores que regem as relações sociais, liberdade, justiça e respeito na sociedade.
"O desafio, determinação e união no seio das mulheres devem ser reconhecidos e valorizados, não apenas como cuidadoras, mas também como líderes e transformadoras sociais", evocou.
Afirmou que a OMA tem responsabilidade acrescida de capacitar e apoiar as mulheres para que possam maximizar o seu potencial económico e o desenvolvimento comunitário.
Considera ser fundamental a inclusão da mulher nos espaços políticos e administrativos, uma vez que a sua presença é essencial para que as políticas públicas reflictam as reais necessidades das famílias.
Vivência Ndalyewifa referiu que tem estado a mediar a banca para a cedência de créditos, a fim de que mais mulheres tenham oportunidades de empreender visando o desenvolvimento das suas comunidades.
A visita da secretária Vivência Ndalyewifa à Namacunde enquadra-se no trabalho de ajuda e controlo, para mobilizar as mulheres a estarem vigilantes e preparadas para os futuros desafios.
Com uma população estimada em 142 mil e 47 habitantes, o município de Namacunde conta com duas comunas nomeadamente, Namacunde e Chiedi. PEM/LHE/SEC