Cuito - Perto de oitenta mulheres vendedeiras da província do Bié estão a ser capacitadas em matérias relacionadas ao fortalecimento do negócio, no âmbito do I Fórum da Mulher Zungueira, promovido pela Organização da Mulher Angolana (OMA).
Sob lema "Mamã zungueira, levanta", o encontro visa capacitar esta franja, de modo que estejam cada vez mais inseridas em actividades comerciais e incuti-las ainda valores morais, éticos, cívicos, patrióticos, bem como a fomentar o auto-emprego.
Na ocasião, a primeira-secretária da OMA do Bié, Emília Paulina Pajimba, considerou positivo o papel que as zungueiras têm vindo a desempenhar para a economia local.
Realçou que, com a realização desta acção formativa, as senhoras estarão cada vez mais fortalecidas na luta para redução da pobreza, criminalidade e sustento das famílias.
Por sua vez, a directora da Acção Social, Família e Igualdade do Género desta província, Deolinda Belvina Gonçalves, assegurou que, nos últimos anos, o Governo procedeu à entrega de mais de 37 mil kits profissionais a vários estratos de mulheres, que estão a permitir dinamizar do empreendedorismo no Bié.
Entretanto, o primeiro-secretário do MPLA do Bié, Pereira Alfredo, destacou o empenho que as mulheres zungueiras têm vindo a fazer em prol das suas famílias, tendo apelado a necessidade de prosseguirem com este gesto, visando, também, o desenvolvimento da província.
Recomendou a estas mulheres a se organizarem em cooperativas, para beneficiarem de micro-créditos no âmbito dos vários programas levados a cabo pelo Executivo, bem como assegurou que as autoridades locais vão continuar a apoiar esta franja para o bem-estar das famílias.
Durante o certame, as participantes vão debater temas como a mulher zungueira na gestão do lar e dos desafios do dia-a-dia, a formalização de pequenos negócios e do micro-crédito, empreendedorismo no comércio ambulante, o micro-crédito no mercado informal e a reconversão da economia informal, entre outros.
No acto, o primeiro secretário do MPLA aproveitou para entregar kits diversos às mulheres participantes.