Mbanza Kongo – A secretária provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) no Zaire, Isabel Deviya Luvenga, realçou, esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, o contributo da mulher angolana no desenvolvimento socioeconómico do país.
De acordo com a dirigente, que falava à imprensa após a deposição de uma coroa de flores no busto da Deolinda Rodrigues, acitividade inserida nas celebraçãoes do 63º aniversário da fundação desta organização feminina do MPLA, que hoje se assinala, a mulher angolana sempre esteve lado a lado com os homens na luta de libertação nacional que conduziu o país à Independência Nacional, bem como na conquista da paz efectiva, em 2002.
Acrescentou que essa luta da mulher angolana em várias frentes, aliada à formação académica e profissional fez com que hoje granjeasse mais respeito e consideração no xadrez político e social do país.
A propósito, a secretária da OMA no Zaire aconselhou as novas gerações a apostarem mais nos estudos e na formação profissional para que possam ombrear de igual com os homens nas tarefefas atinentes à construção e reconstrução de Angola.
Várias actividades estão a ser desenvolvidas pelas mulheres filiadas na OMA na região para saudar à data, com realce para campanhas de limpeza e deposição de coroa de flores.
O acto provincial vai decorrer sábado na comuna do Kinzau, que dista a 94 km da sede municipal do Tomboco. DMN/JL