Saurimo - A secretária provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) na Lunda-Sul, Maria Mabaia, apelou esta terça-feira, a população penal, internada no Estabelecimento Prisional do Luzia, em Saurimo, a pautar por uma conduta exemplar durante e depois do cumprimento da pena, para facilitar a sua reintegração na sociedade.
A responsável fez este apelo durante a visita no referido estabelecimento, no âmbito das comemorações do 63º aniversários da OMA, sublinhando que afigura-se importante que cada recluso se manifeste arrependido de práticas criminosas que o tenham levado àquele estabelecimento prisional, para voltar a mercer confiança da sociedade e das autoridades.
Disse ser necessário que os órgãos afins continuem a desempenhar o seu papel na reeducação dos reclusos, para que após o cumprimento das penas, possam sair com outras mentalidades , como homens renovados e disponíveis para servir a província.
Realçou que a OMA vai continuar a desempenhar o seu papel na educação, na elevação patriótica e cívica dos cidadãos, para a construção de uma sociedade moralizada e com princípios.
Por outro lado, a primeira secretária, mostrou-se satisfeita com o nível de organização do estabelecimento, destacando o programa de fomento da agricultura, que tem contribuído no reforço da dieta alimentar dos reclusos e não só.
Com a capacidade de albergar 475 reclusos, o Estabelecimento controla actualmente 540 presos, sendo 372 detidos e 160 condenados, representando uma superlotação de 65 presos.EM/MG/HD