Ondjiva – A secretária da Acção Social para a Cidadania do Comité Nacional da OMA, Manuela Gaspar, disse, esta sexta-feira, em Ondjiva, Cunene, que a organização está focada na defesa dos direitos das mulheres angolanas, em prol do seu bem-estar.
Manuela Gaspar teceu tais declarações na palestra sob o lema “O percurso Histórico da OMA - 1961 a 2023”, que marcou a abertura das comemorações dos 61 anos da fundação da organização feminina do MPLA, assinalados a 10 de Janeiro.
Disse que a organização está comprometida em continuar a trabalhar visando a protecção de vários males que afligem as mulheres, nos vários domínios da vida política, social e económica, sob orientação do programa de acção e ideologia do partido.
“O nosso foco é reduzir os índices de violência que muitas sofrem, lutar pela paridade, o empoderamento das mulheres, elevar o seu nível de conhecimento e mobilizar as demais para ingressarem nas fileiras da OMA e do partido em geral”, referiu.
Reconheceu o contributo das heroínas nacionais como Deolinda Rodrigues, Engrácia, Teresa, entre outras anónimas, que lutaram em prol da Independência Nacional e da preservação da paz e da democracia.
Por seu turno, Albertina José, prelectora. fez uma abordagem histórica do período de 1962 a 2023, relembrando a participação da mulher em todos os processos que culminaram com a conquista da paz em 2002.
Destacou ainda a determinação das mulheres sempre ao lado dos homens na luta pelo desenvolvimento socioeconómico, garantia da estabilidade do país para o bem-estar das famílias angolanas.
Albertina José informou ainda as participantes no encontro, sobretudo as mais jovens, dos sete Congressos que a OMA realizou, o primeiro em 1983 e o último em 2021, que permitiram o reforço da estabilidade e coesão política da organização.
As jornadas comemorativas decorrem até 31 de Janeiro, com visitas a cooperativas das mulheres empreendedoras, antigas militantes da OMA, Centro Materno Infantil, Reino de Ombala Yo Mungo, Nalueque e de Oukwanyama.
A província do Cunene, concretamente o município de Ombadja, vai acolher no próximo sábado, o acto central alusivo ao 10 de Janeiro, dia da fundação da Organização da Mulher Angolana (OMA).