Ndalatando - A militante Nari Cajica Aguiar foi eleita candidata ao cargo de primeira secretária da Organização da Mulher Angolana (OMA) na província do Cuanza Norte.
Na abertura da VI reunião extraordinária da OMA, o primeiro secretário provincial do MPLA no Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, considerou a eleição da candidata como manifestação da vontade política do seu partido em reestruturar e promover a emancipação das mulheres em todos os sectores no país.
Adriano Mendes de Carvalho apontou a humildade, capacidade de trabalho, dedicação partidária, entre outras, como qualidades que estiveram na base da eleição de Nari Aguiar, no quadro do processo de renovação de mandatos na organização feminina afecta ao MPLA.
O responsável solicitou o apoio de todas as mulheres da organização e membros do partido à futura secretária provincial, cuja confirmação acontecerá no dia 30 do corrente mês, durante a realização da Assembleia Provincial de Balanço e Renovação de Mandatos da OMA.
Participarão no conclave 301 delegadas de forma presencial e por videoconferência, que vai eleger igualmente um novo Secretariado Executivo Provincial da OMA.
Nari Cajica Aguiar, actualmente administradora adjunta do município de Cazengo para o sector Político, Social e das Comunidades, já ocupou várias funções na organização, destacando-se a de secretária provincial para a informação e documentação.
Durante a VI reunião, as participantes discutiram e aprovaram o relatório das actividades realizadas pela OMA, de Janeiro de 2016 a Dezembro de 2020, o relatório da Comissão de Disciplina e Auditoria (CDA), bem como aprovaram o plano das acções de 2021 a 2026.
A OMA na província do Cuanza Norte tem 56 mil 938 militantes, distribuídas em 973 secções.