Luanda - As obras de construção do centro de saúde de referência do distrito da Baia, município de Viana, em Luanda, retomam no próximo mês de Março, informou, na sexta-feira, o administrador municipal, Fernando Manuel, omitindo os custos envolvidos.
Paralisadas há sete anos, por questões financeiras, as obras retomam no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), prevendo-se que a instituição sanitária integre áreas de atendimento materno-infantil, clínica geral, obstetrícia, genecologia, nutrição, entre outros serviços.
Em dia de visita as obras locais inseridas no PIIM, o administrador Fernando Manuel, na localidade do Zango 0, orientou a empreiteira responsável pela execução das obras de uma escola, de sete salas de aulas, para acelerar os trabalhos e consequentemente cumprir o prazo para entrega, sob o risco de a Administração activar mecanismos legais que a responsabilizem por incumprimento.
Em relação a edificação do centro de saúde do bairro Pantanal, no distrito do Kikuxi, o responsável reprovou o facto de a empresa ter priorizado a construção do muro de vedação, em detrimento do edifício principal.
A visita do administrador estendeu-se aos distritos da Viana Sede e Vila Flor, nos quais estão a ser erguidas duas escolas, de sete salas de aulas cada, e ao Zango IV, onde está a ser apetrechada uma escola de 12 salas de aulas, todas acções enquadradas no PIIM.
No total, o município de Viana, integrado pelos distritos urbanos do Zango, Kikuxi, Estalagem, Vila Flor, Viana Sede, Baia e a comuna de Calumbo, tem em execução 22 projectos inscritos no PIIM.