Malanje- As obras de construção dos taludes, valas de drenagem e das paredes de vedação do morro de Cabatuquila, município do Quela, prosseguem, para travar os constantes deslizamentos de terra que se registam, sobretudo na época chuvosa.
A empreitada a cargo da empresa Pan China, desde Julho deste ano, decorrem a bom ritmo, porquanto os taludes já estão concluídos, faltando essencialmente o reforço do muro de vedação e abertura dos canais de escoamento de água.
Para avaliar o andamento dos trabalhos, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Gregório dos Santos esteve sábado (21) no local, tendo garantido uma maior intervenção, a par das obras já em curso, no sentido de se estancar definitivamente o desabamento de terra.
O dirigente reiterou a necessidade de construção de um sistema de drenagem para o escoamento das águas fluviais, para um curso que não afecte directamente o morro de Cabatuquila, uma vez que a principal causa dos deslizamentos são as enxurradas.
Por outro lado, anunciou o reforço da fiscalização das obras, com o aumento de mais empresas fiscais devido a complexidade dos trabalhos de engenharia, sendo que nesta altura conta-se com apenas uma.
Por sua vez, o governador de Malanje, Marcos Nhunga manifestou a disponibilidade do Governo Provincial em colaborar com o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação na eliminação dos deslizamentos de terra, uma vez que para além da chuva, há um rio que atravessa o referido morro de Cabatuquila, que carece de alguma intervenção a fim de não mais influenciar nas ocorrências.
Enquanto isso, o director-geral da empreiteira Pan China, Bruce Meng disse que nesta altura os trabalhos registam certo constrangimento devido as constantes chuvas, mas tudo está a ser feito com vista a conclusão das obras em tempo oportuno.
Explicou que decorrem trabalhos regulares de limpeza dos taludes, enquanto aguarda-se pela construção das valas de escoamento e posteriormente o revestimento da vedação com betão armado e asfaltagem dos 500 metros de estrada que compreendem o morro de Cabatuquila.
Com 500 metros de extensão, o morro de Cabatuquila situa-se ao longo da Estrada Nacional 230, no município do Quela e liga Malanje com as províncias do Leste de Angola.
O mesmo já registou deslizamento de terra por três ocasiões, este ano, cortando a circulação rodoviária e causando danos materiais. RM/NC/PBC