Menongue – As obras da centralidade do Tucuve, arredores de Menongue (Cuando Cubango), com 212 apartamentos do tipo T3 e 12 lojas comerciais, poderão terminar em Maio do próximo ano, após uma interrupção de seis anos, por falta de verbas.
Trata-se da primeira fase do futuro centro urbano em construção numa área de 6,9 hectares dos 16 que representam o plano urbanístico, num investimento do Estado angolano orçado em 23 milhões de dólares norte-americanos, que inicialmente poderá beneficiar a mil e 300 pessoas.
O projecto habitacional terá, igualmente, unidades comerciais, área verde com 500 metros quadrados e uma zona de sete mil e 810 metros quadrados para o estacionamento de viaturas, uma escola primária, igual número de postos policial e de saúde, edifício administrativo, parques infantis, zonas desportivas e de lazer.
A garantia foi dada sábado, pelo empreiteiro da construtora de direito angolano Grinner, ao governador provincial do Cuando Cubango, José Martins, depois de uma vista de constatação das obras retomadas em Abril deste ano, com uma execução física na ordem dos 30 por cento.
Em declarações à imprensa, depois de radiografar as obras, o governador do Cuando Cubango, José Martins, mostrou-se satisfeito com o grau do andamento dos trabalhos da centralidade, por constituir um empreendimento que vai conferir melhor dignidade habitacional aos quadros locais e à população.
O governante disse que os 14 edifícios, com quatro pisos cada, comportam a primeira fase da centralidade do Tucuve, que perfaz 212 apartamentos.
“Há certeza de haver a segunda e terceira fase do projecto da centralidade do Tucuve para acomodar maior parte dos quadros e a juventude que quer realizar o sonho de ter uma casa para dar dignidade a sua família e fico satisfeito em ver o volume de empregabilidade de 100 jovens na obra”, destacou.
Já o encarregado das obras da empresa Grinner, José Soares, disse que decorrem trabalhos de enchimento de placas e cofragem de outros edifícios e tem já recomendada toda gama de material para poder concluir em finais de Maio ou Junho do próximo ano a empreitada da centralidade do Tucuve.