Malanje - As obras dos 14 edifícios da centralidade de Malanje, no bairro Carreira de Tiro, registam uma execução física na ordem dos 80 por cento, faltando apenas a montagem da central de tratamento de águas residuais e outros aspectos técnicos.
A informação foi dada sexta-feira pelo director nacional do Fundo Habitacional, Hermenegildo Gaspar, tendo realçado que a entrega dos mesmos está prevista para Novembro deste ano, depois de conhecer dois adiamentos, em 2022 e 2023, por razões de vária ordem.
Falando à margem da visita do ministro da Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, ao referido projecto, o responsável precisou que os apartamentos, num total de 212, estão concluídos a 100 por cento, mas as demais infra-estruturas serão construídas numa segunda fase.
Hermenegildo Gaspar anunciou a construção da segunda fase do projecto, que prevê igualmente 14 outros edifícios e a construção da futura centralidade de Malanje com mais de dois mil apartamentos, depois da conclusão dessa primeira fase.
Os 14 edifícios começaram a ser construídos em 2017, com conclusão inicialmente prevista para 2020, tendo se estendido o prazo devido à paralisação dos trabalhos por conta de questões financeiras e da Covid-19 que afectou o país.
A cargo da empreiteira Ingenium-Engenharia e Construção, o projecto ocupa uma área de sete hectares e reserva para o futuro, serviços públicos e privados adicionais como unidades sanitárias, lojas, espaço infantil, áreas verdes e outras. NC/PBC