Huambo – A obra “O imigrante da Web e suas tolices”, da autoria do escritor angolano Nituecheni Africano, venceu a II edição do Prémio Internacional literário WBR Awards da revista brasileira Word Book Revier, na categoria de melhor romance contemporâneo.
Os resultados do concurso, com mais de 30 categorias, foram divulgados na última quarta-feira (15), no instagram da revista brasileira Word Book Revier, a que a ANGOP teve acesso na sexta-feira.
O livro “O imigrante da Web e suas tolices” tem 61 páginas e foi editado pela Associação dos Jovens Escritores de Angola. O seu autor foi homenageado por ter prestigiado a organização com duas entrevistas e aceitado o convite de ser o embaixador da revista promotora do prémio no continente africano.
O concurso foi realizado com base na votação, entre 01 de Julho e 31 de Dezembro de 2022, com a participação de mais de cem escritores de vários países do mundo concorrentes nas 30 categorias do galardão, com destaque para as de melhor romance contemporâneo, livro de crónicas, narrativa, melhor livro infantil, ficção, livro digital, livro de contos e drama.
A revista brasileira Word Book Revier afirma, na sua página, que Nituecheni Africano “tem um lindo trabalho educacional e é um eterno militante da cultura, em especial da literatura”.
Nituecheni Africano é o pseudónimo de Eugénio Afonso Gaspar, que já foi vencedor, com a mesma obra, da IV edição do Grande Concurso Literário da América Latina, decorrido em São Paulo (Brasil), em 2022, na categoria de Melhor Romance.
É também autor das obras literárias "O vendedor de pães nas mãos” e "Prisioneiro do amor”, publicadas em 2020.
Nascido na província do Huambo, a 12 de Setembro de 1990, o escritor Eugénio Afonso Gaspar é licenciado em Informática e Administração de Empresas, pela Universidade Técnica de Angola (UTANGA). ZZN / VKY / OHA