Luanda – A comunicação social desempenha um papel crucial e insubstituível, na medida em que informa e forma a opinião pública sobre o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama, afirmou esta quarta-feira, em Luanda, o secretário de Estado Nuno Caldas.
A informação passa pela mensagem do auto-exame da mama e da realização de mamografia de rastreamento, como forma de prevenir a doença, cuja probabilidade de cura aumenta em 95 por cento, com tratamento atempado e eficaz.
Intervindo numa palestra sobre “o papel da comunicação social na prevenção do câncer da mama”, o secretário de Estado para Comunicação Social destacou o papel do sector na educação, sensibilização e transmissão de mensagens sobre a doença.
Recomendou aos órgãos de comunicação social para primarem por uma preparação cuidada, conducente a uma narrativa didáctica, clara, assertiva, transparente e potenciadora de valores e credibilidade.
Sublinhou que o desempenho da comunicação social na veiculação de mensagens de apelo e alerta aos cidadãos, em especial as mulheres, será tão evidente e convincente em função da participação dos cidadãos.
Sobre o tema em abordagem, Nuno Caldas referiu ser imperioso a reflexão para o estabelecimento de um compromisso em gerar conteúdos, pautados pelo interesse público com valores humanos, com vista a contribuir para o desenvolvimento.
Encorajou a direcção do Núcleo Feminino da Rádio Nacional de Angola (RNA), promotora da palestra, a evidenciar esforços para desenvolver mais mulheres nas tarefas, articulando, de forma efectiva, com os parceiros institucionais a fim de promover mais saúde, harmonia social e o desenvolvimento sustentável.
Encorajou as mulheres a procederem, de modo regular, o diagnóstico precoce.
Na ocasião, o presidente do Núcleo Feminino da Rádio Nacional de Angola, Emília Kacongo, pediu a entrega dos profissionais da comunicação social na disseminação de mensagens ligadas ao câncer.
A palestra decorreu no âmbito do Dia Mundial do “Câncer da Mama”, assinalado no dia 19 do corrente mês.
O Núcleo Feminino foi criado a 31 de Julho de 1998. JAM/OHA