Cacuaco – O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, disse esta sexta-feira, em Luanda, que as rádios Cacuaco, Viana e Cazenga precisam de ser redimensionadas, em termos de equipamentos, infra-estruturas e de capacitação de quadros.
O responsável ressaltou que estas rádios locais foram redimensionadas há mais de 10 anos, para atenderem uma comunicação de maior proximidade com as comunidades, cobrindo todos os municípios de Luanda.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita aos referidos órgãos, Nuno Caldas considerou fundamental que estas rádios adoptem uma postura de maior interação e proximidade com os cidadãos, por serem veículos de transformação, divulgação e formação cultural.
“Hoje migramos do sistema analógico para o digital e precisamos preparar os quadros para o novo paradigma da comunicação digital”, argumentou.
As rádios comunitárias visam atender a liberdade de expressão, consolidação e afirmação da cidadania participativa e inclusiva, acrescentou.
Segundo o secretário, o Titular do Poder Executivo orientou e aprovou um plano de modernização técnica e tecnológica da Rádio Nacional de Angola, informando que as rádios Cazenga e Cacuaco serão priorizadas no processo de reestruturação.
Na Rádio Cacuaco, que funciona com duas frequências, o secretário de Estado para a Comunicação Social auscultou os responsáveis e funcionários sobre as principais preocupações.
Nuno Caldas fez-se acompanhar do presidente do Conselho de Administração do Grupo Rádio Nacional de Angola (RNA), Pedro Cabral, de directores dos diferentes gabinetes dessa instituição, entre outros quadros. COF/SEC/OHA