Cuito - Os novos administradores municipais do Chinguar, Elisabeth Mualunga, e da Chipeta, Abreu Jamba, na província do Bié, pretendem apostar no fomento da agricultura, abastecimento regular de água potável e reordenamento urbano.
Estes gestores falavam, nesta terça-feira, à imprensa local, após serem empossados pela governadora do Bié, Celeste Adolfo.
Elisabeth Mualunga substituiu Ângela Ucueianga, enquanto Abreu Jamba tornou-se no primeiro administrador desta antiga comuna de Catabola, que foi elavada a município do tipo E, no âmbito da nova Divisão Político-Administrativa (DPA).
Para o administrador da Chipeta, a aposta passa pelo reordenamento urbanistico do município, para alterar a actual imagem da região, visando facilitar maior atracção do investimento privado nesta região.
Já Elisabeth Mualunga adiantou ainda que, além de priorizar o fornecimento de água potável, tenciona, igualmente, estimular as populações a prosseguirem na formação e no agronegócio, com vista a criar mais postos de emprego e contribuir na redução da fome e pobreza.
No acto tomaram igualmente posse vários chefes de departamento e de secção, nomeados recentemente.
Em breves palavras, a governadora Celeste Adolfo sublinhou a necessidade dos novos quadros da Administração Local do Estado primarem por uma prestação de serviço público de qualidade, bem como a se comunicarem mais e melhor com os cidadãos.
Pediu ainda mais trabalho e resiliência aos novos empossados, de modo a contribuírem em grande medida na satisfação das necessidades colectivas, especialmente nos municípios do Chinguar, a 75 quilómetros a Sul do Cuito, e da Chipeta ( a 25 quilómetros a Leste da capital biena).
No âmbito da DPA, O Bié passou de nove para 19 municípios. JEC/PLB